2 franquias de Jogos que Viraram Filmes!

Saudações, exército!

 Em primeiro lugar, nós que somos apaixonados por jogos eletrônicos, sabemos o quão competitivo esse cenário é. Independente se o objetivo do jogador é competir em torneios ou apenas jogar com os amigos para se divertir, sempre acontece aquela provocação ou um desafio.

 Um cenário que vem sendo invadido pela indústria dos games e sem sombra de dúvidas é extremamente competitivo, é o mercado cinematográfico. A disputa pelo entretenimento está cada vez mais nítida entre esses dois gigantes e isso é ótimo!

 Anteriormente, o que se via eram filmes que se tornavam jogos e nem sempre essa fusão resultava em um bom trabalho. Temos como exemplo disso, o jogo E.T. The Extraterrestrial, desenvolvido para o Atari. O filme era excelente, mas a tentativa de gerar ainda mais lucro em cima do título, quase afundou a indústria dos games na época.

 Hoje, observamos um processo inverso. A influência dos jogos cresceu absurdamente a ponto de se tornarem motivação para desenvolvimento de filmes. A Arena escolheu para você, duas franquias que inspiraram diretores e produtores a adaptá-las e levá-las para as para as salas de cinema.

Saga Tomb Raider

O primeiro jogo da saga foi lançado em 1996, isso mesmo, jovens. Tomb Raider: Atlantean Scion foi desenvolvido primeiramente para PC, pela Core Design. O game é do gênero ação e aventura com elementos de plataforma, além de ser em terceira pessoa e 3D.

Lara é uma arqueóloga britânica, colecionadora de itens raros, milionária e viciada em adrenalina. Tudo muda quando, em uma viagem de família, o avião cai nas montanhas do Himalaia e ela precisa sobreviver ao ambiente selvagem. Lara toma gosto por situações de risco e sua vida se transforma nessa busca incessante por aventuras em terras extremas.

O diretor Simon West, se interessou pela narrativa do jogo e viu possibilidades de sucesso em uma adaptação. O filme foi protagonizado por Angelina Jolie, que interpretou a personagem Lara Croft. Para desenvolver esse papel, a atriz precisou de aulas de yoga, kickbox e manejamento de armas!

Curiosidades:

1 – O ator Jon Voight, que interpretou o pai de Lara Croft, Lorde Richard Corft, na vida real é o próprio pai de Angelina.

2 – Lara Croft: Tomb Raider rendeu mais e US$ 130 milhões pelas bilheterias dos EUA e mais de US$ 270 milhões por todo o mundo.

3 – O filme foi gravado no Camboja, país que havia sido cenário de apenas o filme Lord Jim em 1965.

4 – A cena na qual Angelina dirige o Land Rover pela selva, foi gravada inúmeras vezes. O motivo? Insetos, aracnídeos e cobras caíam o tempo no carro, que era aberto, e apavoravam a atriz.

Lara Croft:Tomb Raider foi um sucesso absoluto e, por isso, houveram outras duas sequências: Tomb Raider 2 e Tomb Raider A Origem.

 

evil
Lara Croft

Resident Evil

Há 22 anos, Chris Redfield, Jill Valentine, Barry Burton, Rebeca Chambers, Albert Albert Wesker, protagonizavam o primeiro jogo dessa saga que se tornaria sucesso mundial. Desenvolvido pela Capcom, o jogo é na essência, um survival horror mas é classificado também como ação-aventura e tiro em terceira pessoa.

Inspiração para o Horror

Resident Evil foi inspirado no jogo Sweet Home, um RPG de terror psicológico também desenvolvido e publicado pela Capcom. Uma sequência de homicídios sinistros que envolvem canibalismo, surge nas Montanhas Arklay, próximo a Raccoon City. As equipes Alpha e Bravo são enviadas para investigar os acontecidos. Ambas fazem parte do Serviço de Resgate e Táticas Especiais.

Após a perda de contato da equipe Bravo, Alpha desembarca no local, sabendo que há algo muito estranho. Os protagonistas fogem para uma mansão pensando estarem seguros, mas é lá que a origem de todo o terror se inicia.

evil
Resident Evil

A Origem…

Um tiro é disparado. Jill e Barry caminham pela mansão a fim de descobrir o que havia acontecido. Nesse momento, Jill assiste a morte de um integrante da equipe Bravo sendo devorado por um zumbi.  Wesker havia sumido, Chris se separa da equipe e Jill sai a procura de respostas.  A partir daí, as coisas se desmoronam. Wesker, na verdade é um agente infiltrado da Umbrella Corporation, indústria farmacêutica que era usada como faixada para experimentos com o Vírus Progenitor.

Brincando de Deus

Todas as mutações tiveram origem nos elementos de composição de uma flor encontrada na África que regenerava células mortas. Os fundadores da Umbrella Corporation tinham objetivos distintos. Edward Ashford queria ajudar deficientes a se curarem. Já Spencer, queria criar seres superiores com capacidades especiais. Dessa ideia surgiu o projeto W, que tinha como objetivo criar seres mais inteligentes e alcançassem a imortalidade. Na década de 70 o Progenitor foi misturado ao DNA de sangue sugas por outro fundador da Umbrela, James Marcus. Essa mistura, por consequência, desenvolveu o T-Vírus.

No subterrâneo da mansão, as sangue sugas se espalharam e entraram em contato com outros seres e foi então que a horda de zumbis que se espalhou. Na tentativa de destruir todas as evidências, Wesker enviou os agentes para combater tudo o que houvesse na mansão, sem que eles soubessem de seu plano covarde.

O jogo se inicia nesse ponto da narrativa.

Deixe nos comentários se quiser um especial Resident Evil com todos os detalhes da saga!

Quem não se interessaria por um enredo desses? O diretor da primeira adaptação do jogo para o cinema, foi Paul W. S. Anderson. Entre os atores estão Milla Jovovich, Eric Mabius, Michelle Rodriguez, James Purefoy, Liz May Brice, Eric Mabius, Colin Salmon, Heike Makatsch e Jeremy Bolt.

Se você é fã de Residente Evil, comente qual é seu filme favorito da série! Aproveite e deixe nos comentários se quiser um especial Resident Evil com todos os detalhes da saga.

Ficamos por aqui, guerreiros.

Até o próximo diário de guerra.